terça-feira, 21 de julho de 2009

Vício do momento - Stacy Kent


Estava eu a ver vídeos no youtube no outro dia, quando descobri uma senhora dotada de uma voz maravilhosa. Apresento-vos Stacy Kent: uma cantora de jazz, com classe e uma voz atraente.

Mas primeiro um pouco de história. Stacy nasceu nos EUA mas acabou por vir para a Europa estudar literatura e várias línguas. E por cá ficou, embarcando numa carreira como cantora de jazz, juntamente com o seu parceiro e actual marido, Jim Tomlinson. Actualmente já conta com cerca de 14 álbuns e colaborações, sendo que tudo começou com o seu álbum de estreia Close Your Eyes, lançado em 1997.


Este foi o único álbum que tive oportunidade de ouvir na totalidade e fiquei maravilhado com a qualidade. Este disco é composto por covers de músicas relativamente conhecidas dentro do género e Stacy impressiona pela forma como interpreta cada canção mas ao mesmo tempo como consegue torná-las suas também. Podemos ouvir clássicos como "Dream Dancing" de Cole Porter e "Day In, Day Out" de Johnny Mercer. Isto é jazz mas não só, por exemplo, na música que dá nome ao álbum podemos notar uma clara inspiração no ritmo da Bossa Nova.

É música cheia de subtilezas. Ela é elegante e charmosa, dotada de um timbre muito agradável que se adequa na perfeição a este género musical. A sua dicção está no ponto certo e canta de uma forma tão natural que é difícil resistir, um pouco à semelhança de Nat King Cole. O romance é o tema recorrente, sendo que ela alterna entre o relaxante, o divertido e o caloroso.


Contudo, ela não conseguiria um triunfo destes sem um grupo de artistas à altura. O quinteto que a acompanha é fantástico, pois a restante parte instrumental complementa muito bem a voz de Kent. Destaque para Jim Tomlinson que demonstra todas as suas qualidades como saxofonista em vários solos simplesmente sublimes. Stacy e Jim começaram o projecto e sua química transparece nas suas músicas.


Stacy está ao nível de intérpretes como Diana Krall ou Holly Cole, para além de ter um estilo único e um tom de voz muito equilibrado e harmonioso.





Site Oficial
Myspace

2 comentários:

  1. Uma voz ritmada e límpida! Gostei muito! Tenho que conhecer mais!

    ResponderEliminar
  2. Adorei também.
    Só agora vi um clip na TV5(Sky canal 108)e amei!
    Até mais!!

    ResponderEliminar