segunda-feira, 13 de julho de 2009

Gremlins (1984)


Estes diabretes são uma comédia!

Toda a gente conhece os Gremlins. São aquelas personagens extremamente sádicas que se divertem a nossa custa, destruindo tudo à sua passagem. Pois bem, estas criaturas carismáticas são as grandes estrelas dos filmes com mesmo nome, Gremlins (1984) e Gremlins 2: The New Batch (1990).

Recentemente apanhei o primeiro a passar no Hollywood. Realizado por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg, Gremlins é uma mistura de terror com comédia. Para um filme que parece ser para toda a familia (passa-se na época natalícia e tudo), mais tarde revela-se algo bastante mais negro e violento. Este contraste, para mim, é dos melhores aspectos do filme. O enredo é do mais clichê que existe, mas vale sobretudo pelos gremlins. Basicamente conta a história de um rapaz, Billy, que recebe um novo animal de estimação, um Mogwai, como presente do seu pai. Ora, estas criaturas peludas e ,aparentemente, muito simpáticas e graciosas, podem tornar-se bastante perigosas caso:

1. Sejam expostas à luz solar;
2. Entrem em contacto com àgua;
3. Comam depois da meia-noite;

São as três regras de ouro para poderem conviver pacificamente com os Mogwais. A 1ª mata-os, a 2ª multiplica-os e a 3ª faz com que se transformem nos gremlins. Obviamente que estas normas vão ser todas quebradas ao longo do filme e é quando isso acontece que a acção começa. É a partir do momento em que o gremlins surgem que o filme começa a sério. Eles são precisamente o oposto dos Mogwais: são diabretes sinistros e diabólicos, com uma tendência clara para destruir tudo à sua volta simplesmente porque lhes apetece.
Será possível alguém gostar destes bichos? Claro que sim! Aliás, eles são a alma de um filme que está recheado de humor negro e momentos hilariantes.

Este é mais um daqueles filmes que marcou a minha infância, mas que visto hoje ainda tem um tipo de humor especial.
Mas quem melhor do que eu para falar sobre os dois filmes dos Gremlins que o AVGN, James Rolfe. Aqui fica a sua análise com o tom brincalhão que o caracteriza:

Sem comentários:

Enviar um comentário