Sim, nós sabemos que o título do blog não é mais que um roubo indecente do nome de uma faixa de Refused. Mas, além de encaixar bem, é um título bonito, não é?
quarta-feira, 15 de julho de 2009
A parvoíce e o capitalismo : typecast
1-Estava aqui a pensar que, se alguém me apontasse uma arma à cabeça e me forçasse a escolher os meus 10 filmes favoritos, pelo menos 3 deles teriam o G.G. Bernal como protagonista. Em 3 papeis completamente diferentes. ( "Amores Perros", "Science of Sleep",[adivinhem o terceiro] )
2-Uma coisa que tenho notado ultimamente é o typecast dos actores mais jovens. E nem estou a falar exclusivamente de Hollywood-Hollywood ( como quem diz, do cinema mais mainstream ). Vi ontem o" Adventureland ", um daqueles filmes que não é comédia nem drama, e que fica algures entre o indie e o... non-indie . É algo tipo o ( excelente )" Little Miss Sunshine ": um indie que não arrisca muito na sua forma, mas explora muito bem o conteúdo.
Ok, em relação ao typecast...
Kristen Stewart. Não vi o "Twilight" ( god forbid... ) . Mas ontem, ao ver o "Adventureland", fiquei com a ideia que já tinha visto a personagem dela antes...
E realmente, já tinha visto, por duas vezes. No surpreendente " Into the Wild ". E antes já tinha visto no razoávelzinho " In the Land of Women ". Que os estúdios aprovem o typecast, eu compreendo : querem ganhar $$'s fazendo sempre a mesma merda. Agora que os actores, especialmente em inicio de carreira, fiquem felizes com fazer sempre o mesmo papel, é algo que não consigo compreender. Estou a falar da Kristen Stewart porque isso salta à vista no Adventureland, mas podia estar a falar de outros, como o Michael Cera ou até mesmo do Jesse Eisenberg .
Comparando, o Cillian Murphy aos 30 já tinha interpretado : revolucionários , anti-heróis, assassinos, jovens alienados, agricultores retardados, travestis, suicidas... entre outros.
O Bernal, aos 28 já tinha ... Não vale a pena, pois não?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Totalmente de acordo! Belo post com uma boa observação, sim senhor.
ResponderEliminarBy the way sou adepta quer do senhor Bernal como do Mr. Murphy (que parece que só escolhe - ou lhe calha - lixo quando resolve ir pisar os terrenos lamacentos de Hollywood, porque dentro da sua natureza é muito bom).
Keep up the good work.
Obrigado pelo comentário!
ResponderEliminarO Cillian coitado não tem tido muita sorte lá pelas "Americas", mas é como dizes, ele no habitat dele, é excelente.
Em relação ao Bernal, é um actor fantástico e muito completo. Ele tem trabalhado com realizadores excelentes... Moodysson, Cuaron,Almodovar,Gondry,Meirelles,Salles, Iñarritu,Jarmusch ...
Eu partilho a tua indignação. Realmente é estranho vermos actores com potencial fazer sempre o mesmo papel, mas se calhar eles não têm ambição para mais...
ResponderEliminarO Bernal e o Cillian são fora de série.
Mas também é fundamental dar tempo...aguardar e ir observando como cada actor evolui no seu estilo e percurso...ou não evolui de todo. Muitas vezes, para fazer-se uma crítica mais imparcial, é necessário um certo distanciamento.
ResponderEliminar