quarta-feira, 15 de julho de 2009

A parvoíce e o capitalismo : typecast



1-Estava aqui a pensar que, se alguém me apontasse uma arma à cabeça e me forçasse a escolher os meus 10 filmes favoritos, pelo menos 3 deles teriam o G.G. Bernal como protagonista. Em 3 papeis completamente diferentes. ( "Amores Perros", "Science of Sleep",[adivinhem o terceiro] )

2-Uma coisa que tenho notado ultimamente é o typecast dos actores mais jovens. E nem estou a falar exclusivamente de Hollywood-Hollywood ( como quem diz, do cinema mais mainstream ). Vi ontem o" Adventureland ", um daqueles filmes que não é comédia nem drama, e que fica algures entre o indie e o... non-indie . É algo tipo o ( excelente )" Little Miss Sunshine ": um indie que não arrisca muito na sua forma, mas explora muito bem o conteúdo.
Ok, em relação ao typecast...


Kristen Stewart. Não vi o "Twilight" ( god forbid... ) . Mas ontem, ao ver o "Adventureland", fiquei com a ideia que já tinha visto a personagem dela antes...
E realmente, já tinha visto, por duas vezes. No surpreendente " Into the Wild ". E antes já tinha visto no razoávelzinho " In the Land of Women ". Que os estúdios aprovem o typecast, eu compreendo : querem ganhar $$'s fazendo sempre a mesma merda. Agora que os actores, especialmente em inicio de carreira, fiquem felizes com fazer sempre o mesmo papel, é algo que não consigo compreender. Estou a falar da Kristen Stewart porque isso salta à vista no Adventureland, mas podia estar a falar de outros, como o Michael Cera ou até mesmo do Jesse Eisenberg .



Comparando, o Cillian Murphy aos 30 já tinha interpretado : revolucionários , anti-heróis, assassinos, jovens alienados, agricultores retardados, travestis, suicidas... entre outros.
O Bernal, aos 28 já tinha ... Não vale a pena, pois não?


4 comentários:

  1. Totalmente de acordo! Belo post com uma boa observação, sim senhor.
    By the way sou adepta quer do senhor Bernal como do Mr. Murphy (que parece que só escolhe - ou lhe calha - lixo quando resolve ir pisar os terrenos lamacentos de Hollywood, porque dentro da sua natureza é muito bom).
    Keep up the good work.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário!
    O Cillian coitado não tem tido muita sorte lá pelas "Americas", mas é como dizes, ele no habitat dele, é excelente.
    Em relação ao Bernal, é um actor fantástico e muito completo. Ele tem trabalhado com realizadores excelentes... Moodysson, Cuaron,Almodovar,Gondry,Meirelles,Salles, Iñarritu,Jarmusch ...

    ResponderEliminar
  3. Eu partilho a tua indignação. Realmente é estranho vermos actores com potencial fazer sempre o mesmo papel, mas se calhar eles não têm ambição para mais...

    O Bernal e o Cillian são fora de série.

    ResponderEliminar
  4. Mas também é fundamental dar tempo...aguardar e ir observando como cada actor evolui no seu estilo e percurso...ou não evolui de todo. Muitas vezes, para fazer-se uma crítica mais imparcial, é necessário um certo distanciamento.

    ResponderEliminar