domingo, 5 de julho de 2009

Batman (1989)

Ultimamente o Batman tem estado muito na moda, fruto do sucesso dos dois filmes de Christopher Nolan. Mas não nos podemos esquecer que há 20 anos, Tim Burton também fez uma adaptação da BD, e fê-lo de uma forma primorosa, renascendo um dos super-heróis mais conhecidos da actualidade.

Lembro-me que quando era miúdo havia uma grande febre do Batman, muito por culpa dos filmes de Burton, Batman (1989) e Batman Returns (1992). Eu apanhei mais a euforia do segundo e da série animada, pois era mais velho, e coleccionei uma data de figuras do homem morcego, dos seus veículos e dos vilões. Ainda hoje é um dos meus heróis favoritos, principalmente por ser um homem normal, determinado a travar o mal pelas próprias mãos mesmo que isso lhe custe viver uma vida dupla.

Eu já não via o filme há muitos anos e resolvi comprar para rever. Curiosamente envelheceu bastante bem, isso surpreendeu-me, mas vamos por partes. Em primeiro lugar, neste filme temos um confronto clássico entre o Batman (Michael Keaton) e The Joker (Jack Nicholson), onde este último está a tentar destruir Gotham e matar os seus habitantes com produtos químicos letais. A “donzela em apuros” desta aventura é Vicki Vale, interpretada pela bela Kim Basinger. Dos três principais actores, o destaque vai indiscutivelmente para Jack Nicholson como The Joker. As comparações com Heath Ledger são inevitáveis, embora eu ache que são dois jokers muito diferentes e devem ser apreciados individualmente. Ao contrário da conhecida prestação de Ledger, como um Joker bastante decadente, Jack Nicholson é hilariante e ao mesmo tempo assustador. Houve bastantes cenas em que larguei umas boas gargalhadas à conta das piadas de Nicholson, embora ele mantivesse sempre uma atitude destrutiva e sádica. Eu penso que a interpretação de Nicholson representa melhor a ideia que eu tenho do Joker, um palhaço diabólico. Numa palavra: brilhante.
As interpretações estão excepcionais, mas em parte devem-se ao extraordinário argumento. O filme está recheado de diálogos memoráveis, nomeadamente do Joker. Nada parece estar a mais, nem a menos, está mesmo na dimensão certa. Também adorei o facto de o filme ter um feeling muito tipo banda desenhada, onde toda a cidade de Gotham está recriada na perfeição. Aqui o mérito vai todo para Tim Burton que, como já é hábito, fez um fantástico trabalho. O filme tem um ambiente bem mais negro que a série cómica dos anos 60, o que foi muito bem recebido pelos fãs da BD, e eu pessoalmente também aprecio. Por último, gostava só de dizer que Danny Elfman é um dos melhores compositores da actualidade e o tema principal de Batman prova-o. Se ignorarmos algumas das músicas de Prince, a banda sonora é magnífica.

The Dark Night é visto como o grande filme da série Batman, tendo registado um espantoso 8.9 no IMDb, mas eu não o considero superior a este. Acima de tudo, são filmes diferentes. Só que os filmes de Burton têm o ascendente de terem marcado a minha infância e isso não se esquece.

Como não existe uma trailer decente, deixo aqui o Main Theme do filme:

4 comentários:

  1. E admirada estou de este post não ter nenhum comentário..!
    O que escreveste tem passado pela minha mente muitas vezes ..desde que ouvi e li que estavam filmando um novo Batman [ Batman Begins ] ..
    Pensei "porque raio vão "mexer" naquilo tão cedo?" ..Confesso que não gostei muito de Batman Forever e Batman & Robin, senti falta do Michael Keaton, na minha opinião o melhor Batman de sempre, e da direcção de Tim Burton. Mas Batman e Batman Returns são duas pedras excepcionais! :)
    Jack Nicholson é a velha base. Ninguém o bate em qualquer papel que interpreta, e o Joker não é excepção. Heath fez uma poderosa e sentida interpretação, mas como escreveste, a um nível distinto. Pensamos mais num doente mental bastante perturbado do que propriamente na imagem que a história original confere ao Joker.
    Nicholson, Keaton, o próprio cenário, desenvolvido pelo mestre Burton, ecoam o bizarro, o obscuro, a ironia, o sádico do verdedeiro Batman. A atmosfera é Perfeita! :)
    O segundo, Batman Returns, é talvez o meu preferido! Danny DeVitto como Pinguim é simplesmente genial, e a Cat Woman ..acho que não existiu nem nunca existirá melhor actriz para lhe dar vida que Michelle Pffeifer. :) O olhar dela em certos diálogos vale por mil palavras. O Alfred é também uma personagem a quem nos apegamos, está perfeita para o mordomo progtector/cúmplice.
    E o Main Theme do filme ..só isso já conta muito! :)
    Não vou dizer que Batman Begins e The Dark Knight não prestam..isso seria injusto e incorrecto! Mas baseiam-se em demasiados efeitos ..demasiada carga visual, é tudo muito belo e estéticamente apelativo, mas não é verdadeiro e profundo como as obras de 89 e 92..
    que são, sem sombra de dúvida, os dois melhores filmes sobre o Batman jamais feitos!

    Obrigada pelo interessante post, e desculpa o enorme comentário, é um assunto que me entusiasma um bocado! Lol

    Cheers *

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela resposta!

    Os filmes de Cristopher Nolan estão claramente mais direccionados a uma audiência do século XXI, moderna e tecnologicamente avançada. Basta ver o batmobile dos dois filmes para perceber isso, embora eu acho que o novo está um pouco exagerado.
    Por um lado é bom ver que cada realizador tenta fazer algo de novo e opta por uma abordagem própria, mas os mais recentes simplesmente não têm tanto o espírito da BD e são demasiado dependentes dos efeitos especiais, tal como disseste. Ah, e também não gosto da forma como o Christian Bale fala quando está vestido de Batman...é tão forçada.

    De qualquer forma, planeio ver novamente o Returns, que ainda me lembro bem, e depois quero ver se faço uma análise desse grande filme!

    ResponderEliminar
  3. Prefiro os mais recentes - alias, o primeiro Batman que gostei mesmo foi o Batman Begins.

    Acho o Chris Nolan o realizador ideal ( para mim, é, juntamente com o David Fincher, o melhor realizador mainstream actual ) para este género de filmes, apesar de ele não poder trazer a originalidade e os riscos que marcaram as obras do seu inicio de carreira.
    Gosto desta abordagem mais distante do cartoon e mais próxima film noir ; uma das coisas que me afastava dos filmes anteriores era achar tudo demasiado "over the top".
    Em relação ao "Dark Knight", é talvez o melhor filme mainstream da minha/nossa geração.

    O argumento do Chris e do Jonathan Nolan é muito forte, especialmente no que toca à ambiguidade moral das personagens e à distinção/confusão entre bem e mal. Além disso, tem um elenco muito bom e uma fotografia excelente...

    ResponderEliminar
  4. JMM obrigada eu pelo excelente post! :)
    Sim, sem dúvida que os mais recentes. não são, de maneira alguma uma tentativa de mordernizar os filmes de 80/90. E tiro-lhes o chapéu por isso.
    Foi feita uma abordagem, muito própria realmente, mas também tenho essa sensação, perdeu-se muito do espírito de Batman ..
    Quanto à forma do Bale falar quando está vestido de Batman ..sem comentários :x terrível!

    Pereira, compreendo que gostes mais dos recentes, têm muita coisa apelativa, é verdade, no entanto, curiosamente, acho-os "over the top", não os de Tim Burton. É tudo grandioso, o estético, os efeitos, os diálogos ..sim! Mas a própria essência dos personagens, o olhar, a maneira de falar! ...tudo isso acaba se perdendo no meio de tanta "grandiosidade".


    Cheers

    ResponderEliminar