
Lembro-me que quando era miúdo havia uma grande febre do Batman, muito por culpa dos filmes de Burton, Batman (1989) e Batman Returns (1992). Eu apanhei mais a euforia do segundo e da série animada, pois era mais velho, e coleccionei uma data de figuras do homem morcego, dos seus veículos e dos vilões. Ainda hoje é um dos meus heróis favoritos, principalmente por ser um homem normal, determinado a travar o mal pelas próprias mãos mesmo que isso lhe custe viver uma vida dupla.
Eu já não via o filme há muitos anos e resolvi comprar para rever. Curiosamente envelheceu bastante bem, isso surpreendeu-me, mas vamos por partes. Em primeiro lugar, neste filme temos um confronto clássico entre o Batman (Michael Keaton) e The Joker (Jack Nicholson), onde este último está a tentar destruir Gotham e matar os seus habitantes com produtos químicos letais. A “donzela em apuros” desta aventura é Vicki Vale, interpretada pela bela Kim Basinger. Dos três principais actores, o destaque vai indiscutivelmente para Jack Nicholson como The Joker. As comparações com Heath Ledger são inevitáveis, embora eu ache que são dois jokers muito diferentes e devem ser apreciados individualmente. Ao contrário da conhecida prestação de Ledger, como um Joker bastante decadente, Jack Nicholson é hilariante e ao mesmo tempo assustador. Houve bastantes cenas em que larguei umas boas gargalhadas à conta das piadas de Nicholson, embora ele mantivesse sempre uma atitude destrutiva e sádica. Eu penso que a interpretação de Nicholson representa melhor a ideia que eu tenho do Joker, um palhaço diabólico. Numa palavra: brilhante.


The Dark Night é visto como o grande filme da série Batman, tendo registado um espantoso 8.9 no IMDb, mas eu não o considero superior a este. Acima de tudo, são filmes diferentes. Só que os filmes de Burton têm o ascendente de terem marcado a minha infância e isso não se esquece.
Como não existe uma trailer decente, deixo aqui o Main Theme do filme:
E admirada estou de este post não ter nenhum comentário..!
ResponderEliminarO que escreveste tem passado pela minha mente muitas vezes ..desde que ouvi e li que estavam filmando um novo Batman [ Batman Begins ] ..
Pensei "porque raio vão "mexer" naquilo tão cedo?" ..Confesso que não gostei muito de Batman Forever e Batman & Robin, senti falta do Michael Keaton, na minha opinião o melhor Batman de sempre, e da direcção de Tim Burton. Mas Batman e Batman Returns são duas pedras excepcionais! :)
Jack Nicholson é a velha base. Ninguém o bate em qualquer papel que interpreta, e o Joker não é excepção. Heath fez uma poderosa e sentida interpretação, mas como escreveste, a um nível distinto. Pensamos mais num doente mental bastante perturbado do que propriamente na imagem que a história original confere ao Joker.
Nicholson, Keaton, o próprio cenário, desenvolvido pelo mestre Burton, ecoam o bizarro, o obscuro, a ironia, o sádico do verdedeiro Batman. A atmosfera é Perfeita! :)
O segundo, Batman Returns, é talvez o meu preferido! Danny DeVitto como Pinguim é simplesmente genial, e a Cat Woman ..acho que não existiu nem nunca existirá melhor actriz para lhe dar vida que Michelle Pffeifer. :) O olhar dela em certos diálogos vale por mil palavras. O Alfred é também uma personagem a quem nos apegamos, está perfeita para o mordomo progtector/cúmplice.
E o Main Theme do filme ..só isso já conta muito! :)
Não vou dizer que Batman Begins e The Dark Knight não prestam..isso seria injusto e incorrecto! Mas baseiam-se em demasiados efeitos ..demasiada carga visual, é tudo muito belo e estéticamente apelativo, mas não é verdadeiro e profundo como as obras de 89 e 92..
que são, sem sombra de dúvida, os dois melhores filmes sobre o Batman jamais feitos!
Obrigada pelo interessante post, e desculpa o enorme comentário, é um assunto que me entusiasma um bocado! Lol
Cheers *
Obrigado pela resposta!
ResponderEliminarOs filmes de Cristopher Nolan estão claramente mais direccionados a uma audiência do século XXI, moderna e tecnologicamente avançada. Basta ver o batmobile dos dois filmes para perceber isso, embora eu acho que o novo está um pouco exagerado.
Por um lado é bom ver que cada realizador tenta fazer algo de novo e opta por uma abordagem própria, mas os mais recentes simplesmente não têm tanto o espírito da BD e são demasiado dependentes dos efeitos especiais, tal como disseste. Ah, e também não gosto da forma como o Christian Bale fala quando está vestido de Batman...é tão forçada.
De qualquer forma, planeio ver novamente o Returns, que ainda me lembro bem, e depois quero ver se faço uma análise desse grande filme!
Prefiro os mais recentes - alias, o primeiro Batman que gostei mesmo foi o Batman Begins.
ResponderEliminarAcho o Chris Nolan o realizador ideal ( para mim, é, juntamente com o David Fincher, o melhor realizador mainstream actual ) para este género de filmes, apesar de ele não poder trazer a originalidade e os riscos que marcaram as obras do seu inicio de carreira.
Gosto desta abordagem mais distante do cartoon e mais próxima film noir ; uma das coisas que me afastava dos filmes anteriores era achar tudo demasiado "over the top".
Em relação ao "Dark Knight", é talvez o melhor filme mainstream da minha/nossa geração.
O argumento do Chris e do Jonathan Nolan é muito forte, especialmente no que toca à ambiguidade moral das personagens e à distinção/confusão entre bem e mal. Além disso, tem um elenco muito bom e uma fotografia excelente...
JMM obrigada eu pelo excelente post! :)
ResponderEliminarSim, sem dúvida que os mais recentes. não são, de maneira alguma uma tentativa de mordernizar os filmes de 80/90. E tiro-lhes o chapéu por isso.
Foi feita uma abordagem, muito própria realmente, mas também tenho essa sensação, perdeu-se muito do espírito de Batman ..
Quanto à forma do Bale falar quando está vestido de Batman ..sem comentários :x terrível!
Pereira, compreendo que gostes mais dos recentes, têm muita coisa apelativa, é verdade, no entanto, curiosamente, acho-os "over the top", não os de Tim Burton. É tudo grandioso, o estético, os efeitos, os diálogos ..sim! Mas a própria essência dos personagens, o olhar, a maneira de falar! ...tudo isso acaba se perdendo no meio de tanta "grandiosidade".
Cheers