sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

2000-2009 - #3 - Oldboy

Problemas com a net, doença e preguiça são as causas principais para este atraso de não-sei-quantas semanas. Enfim...

O único filme desta lista que eu só vi uma vez. Não repeti porque tenho algum receio de quebrar o encanto. Um homem é raptado e preso num quarto ( e não numa cela ) durante 15 anos. Um dia, sem motivo aparente, é libertado com um prazo de 5 dias para encontrar o seu raptor. Pelo meio, há um conflito de gerações com polvos engolidos vivos à mistura; lutas de martelos e dentes a saltar ; e single-shots em corredores de hotel, com uma dúzia de coreanos algures entre a luta e a dança. A realização do mestre Chan-wook Park é genial, assente numa atmosfera tensa e raivosa, acumulada por 15 anos de espera e frustração.

O Spielberg e o Will "Fresh Prince" Smith compraram os direitos do filme, para fazer um remake norte-americano, mas felizmente já desistiram da ideia...

Não vai haver remake do Oldboy mas está a ser preparado algures nos EUA um remake da primeira parte da trilogia de vingança de Park, " Sympathy for Mr.Vengeance". Mas isso fica para um outro post.

4 comentários:

  1. Este filme fez-me adorar o oriente e ver que a cultura oriental vai muito para além da anime que costumava ver.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Podes rever que o encanto não se quebrará. Muito pelo contrário. Passarás a admirá-lo ainda mais, de certeza. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

    Um filme muito forte e absolutamente genial.

    Obra-prima. 5*

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  4. Acredito! Fiquei com vontade para rever o filme depois de ter visto o "Thirst" do mesmo realizador ( não se viste,mas é belíssimo ). Tenho que me sentar uma tarde e ver toda a trilogia da vingança =]

    ResponderEliminar