sábado, 13 de junho de 2009

Natalie Portman cura depressão ; Como perder o controlo de um filme em cerca de 7 minutos - Garden State

A RTP está a surpreender...
Já é a 4ª ou 5ª vez nos últimos tempos que ligo a TV, à toa, numa sexta de madrugada ( entre as 2 e as 4 da manhã ), e fico espantado com o que estão a transmitir. Cinema de qualidade, meus senhores. Nem vou reclamar da hora tardia.

Hoje foi a vez de "Garden State" . Não acompanhei o filme desde o início ( tava a beber uma guiness num bar quando o filme começou ) - mas só perdi uns 5 minutos. E gostei. Gostei bastante... Mas vamos por partes...

Primeiro que tudo , kudos para esse senhor, Zach Braff. Já o conhecia de "Scrubs" ... o que não sabia é que ele se safava tão bem em papeis sérios. Foda-se... o gajo realizou o filme e escreveu o guião, além de ser o protagonista. A realização está muito competente ( nada de outro mundo, decente ) mas o argumento,por outro lado, está excelente. Na boa tradição de "comedy/drama/romance" indie, Mr.Braff misturou com sucesso personagens "estranhas", um homem alienado e uma dose cavalar de culpa e ódio próprio . Depois,o romance está bem conseguido. É o sonho de qualquer gajo alienado/solitário : conhecer, por acaso e sem esforço, uma gaja tao inadaptada quanto ele ... ( a Natalie Portman está brutal, como é costume... ).

O único problema de Garden State é a forma como o filme perde o controlo nos ultimos 10 minutos. É uma coisa incrivel... a ideia que fiquei é que o Braff tinha o argumento escrito e ,enquanto filmava as ultimas cenas, chegou alguém e disse algo do género "tens 2 horas pa terminar o filme,senão mato-te"... o final está tão apressado... mas tão apressado que acaba por beliscar parte do produto final. É uma pena, mas como foi a obra de estreia do Braff como realizador, acaba por ser compreensível. Estou muito curioso para ver o que é que ele vai fazer em seguida ( sim,porque o filme é de '04 e ele não realizou/escreveu mais nada entretanto ).

Não sou grande fã de pontuar as reviews...mas só para terem uma ideia de como o final me desapontou, aqui vai...

7.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário