segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Review - Uncharted 2: Among Thieves (PS3)

O Uncharted 2: Among Thieves chegou às lojas portuguesas no passado dia 14 de Outubro. Este é um jogo que eu esperava já há muitos meses, uma vez que adorei o primeiro. O segundo jogo da mais recente série desenvolvida pela Naughty Dog (criadores de Crash Bandicoot e Jak and Daxter) tem sido muito aclamado pelos especialistas.
Tendo terminado o jogo durante o fim-de-semana, posso dizer convictamente que é a melhor razão para se comprar uma Playstation 3.

Tal como no primeiro, controlamos Nathan Drake numa aventura muito ao estilo de Indiana Jones. Em Among Thieves, Drake parte em busca da Pedra Cintamani, depois de encontrar um artefacto num dos navios perdidos de Marco Pólo. Naturalmente, o nosso herói não é o único em busca do tesouro, sendo que a sua conquista não será nada fácil.


O jogo está melhor que Drake's Fortune (2007) em praticamente todos os campos possíveis. A maneira como a história se desenrola é típica dos filmes de Hollywood dentro do género, mas o argumento é tão bom que torna o enredo muito mais envolvente. Grande parte do mérito deve ser dado aos actores que deram as vozes e movimentos às personagens, uma vez que neste jogo usou-se a técnica de captura de movimentos celebrizada pela personagem Gollum em O Senhor dos Anéis. Os actores desempenham o seu papel com uma naturalidade tal que é fácil deixarmos-nos levar pela história. Podem contar com a presença de muitas personagens, entre elas algumas caras familiares.


A jogabilidade está mais refinada, mantendo os controlos acessíveis mas agora muito mais precisos. Continuamos a ter que recorrer a um sistema de cobertura, à semelhança de Gears of War (Xbox360) para nos protegermos dos ataques inimigos, mas agora temos outras alternativas viáveis. Desta vez, deram um particular ênfase às secções de combate corpo a corpo, especialmente com a adição de stealth kills. Agora podemos evitar a chuva de balas habitual do primeiro jogo, optando por tratar da saúde dos inimigos sem revelar a nossa presença. Foi uma óptima ideia, mas a sua execução podia ter sido melhor se tivessem ajustado a IA dos inimigos mais à realidade. Contudo, tendo em conta que na maior parte do tempo estamos em confronto armado, é bom ter outras opções.
Quanto aos puzzles, estes pareceram-me muito simples e, embora sejam importantes para dar mais variedade ao jogo, não há muitos enigmas para resolver. As secções de plataformas por seu lado, estão melhores do que em Drake's Fortune.


A banda sonora é digna do grande cinema. O primeiro jogo já me tinha impressionado bastante, mas este consegue elevar a fasquia. Realmente a qualidade dos jogos está constantemente a evoluir. Isso leva-nos a um outro aspecto cada vez mais importante nos dias de hoje: os gráficos. Uncharted 2 tem, para mim, os melhores gráficos numa consola. Não há nada como este jogo. Já perdi a conta à quantidade de vezes em que fiquei boquiaberto com os cenários e as cutscenes! Os pormenores vão desde as expressões das personagens, até ao comportamento do cenário que nos envolve. Desta vez não vão estar restringidos a uma zona, em vez disso vão ter oportunidade de passar por locais como a América do Sul, o Nepal e o Tibete. Se procuram jogos com momentos de acção inesquecíveis, Uncharted 2 arrasa quaisquer expectativas.


Uma das grandes críticas apontadas ao primeiro jogo era que acabava demasiado rápido. Em Among Thieves esse problema já não existe. Para além de um excelente modo single-player que dura cerca de 10-12 horas, ainda podem optar por entrar online e competir em modos como o Combate Mortal, Rei da Colina e Reacção em Cadeia. Destaque também para o modo Machinima, onde podemos criar as nossas próprias animações computorizadas usando as imagens e as personagens do jogo. Existem também missões que podem ser jogadas em cooperativo até três jogadores.
Os tesouros para coleccionar do jogo anterior, também marcam presença em Among Thieves, assim como muitos extras para desbloquear. Em termos de conteúdo, está muito mais completo que o seu antecessor.


Em suma, Uncharted 2 é tudo o que um fã do original poderia pedir: mais e melhor. Among Thieves é um jogo completo e consegue facilmente concorrer a melhor jogo do ano.

Nota: 10/10

Sem comentários:

Enviar um comentário