quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pontualidade e Jornalismo

Por João Monteiro Matias


A pontualidade é uma qualidade fundamental num jornalista. Mas não só, é um comportamento que deve existir em todos os relacionamentos inter-pessoais, quer profissionais quer pessoais.

Desde muito cedo que o homem sentiu a necessidade de medir o tempo. As sociedades rurais orientavam-se pelas estações do ano. O tempo era mais lento, uma vez que seguia o relógio biológico do mundo. Mas o ser humano está constantemente a evoluir. O homem tem vindo a entrar em competição com ele próprio e isso resultou numa constante necessidade de supressão. Há cada vez menos tempo para fazer as coisas.

A pontualidade é uma forma de comportamento que assume uma grande importância nos países industrializados. Hoje em dia, é necessária consistência e pontualidade em todo o tipo de actividades. Com a revolução industrial todas as actividades laborais foram faseadas e adoptou-se uma rotina de trabalho diária. As pessoas passaram a ter em conta não só elas próprias, mas também o seu grupo de trabalho. Numa fábrica todos trabalham para o mesmo objectivo e basta um grupo não acompanhar o ritmo para afectar o produto final.

Esta ideia ainda se aplica nos nossos dias, não só nas relações profissionais mas também nas nossas relações pessoais. É um valor que se exige para que o mundo funcione de forma organizada.

Em termos interpessoais, a falta de pontualidade pode causar problemas nos relacionamentos. Além do mal-estar que envolve, gera conflitos que têm por base uma falta de consideração e uma não valorização da pessoa. Este é um comportamento que ou se tem ou não se tem, independentemente de factores externos. Se não cumprirmos este acordo pré-estabelecido, podemos causar consequências que vão desde o simples atraso até ao comprometimento profissional.

Se não somos pontuais podemos afectar a vida dos outros, uma vez que a realização de um trabalho está muitas vezes subdividida e dependente de múltiplas pessoas. Se uma falha, pode originar uma reacção em cadeia de consequências imprevisíveis.

Numa altura de crise mundial, ainda se torna mais necessário para evitar o desemprego. Os empregadores precisam de despedir pessoal para vencer a crise, sendo que os sacrificados são normalmente os trabalhadores menos disciplinados. O que significa que cada vez mais se exige que as pessoas sejam assíduas e pontuais no que ao seu emprego diz respeito.

Nós vivemos num mundo de globalização e informação e isso implica que haja períodos de sobreposição. Havendo diversas latitudes e consequentes fusos horários diferenciados, isto obriga ainda mais a sermos pontuais, uma vez que a disponibilidade horária é cada vez mais reduzida, por via da sobreposição desses mesmos horários. No fundo, tempo é dinheiro.

No jornalismo, tal como em todas as profissões, há prazos que devem ser cumpridos. Por ser uma profissão muitas vezes executada em conjunto com outras pessoas, somos obrigados a ter o nosso material pronto a tempo e horas. A quantidade de profissionais necessários para organizar o Telejornal da RTP1 mostra bem como o jornalismo pode ser um trabalho de equipa. Inclui não só o pivô, mas também os repórteres, os responsáveis de câmara, os técnicos de som e até o pessoal responsável pela maquilhagem. Todos trabalham para um objectivo comum e se o jornalista não se mostrar à altura vai afectar o trabalho de todos os envolvidos. Outro exemplo é uma redacção de um jornal, onde os jornalistas têm um determinado horário para respeitar e a partir do momento em que o jornal fecha já não passa mais nenhum texto.

O trabalho do jornalista adquire uma importância ainda maior se tivermos em consideração a precariedade da notícia. O que é novidade hoje, amanha já não o é. Por isso o jornalista não pode falhar, caso contrário o seu trabalho será desperdiçado. Por outro lado, um jornalista que seja pontual tem muito mais hipóteses de chegar primeiro à notícia.

A palavra pontualidade remete para rigor e exactidão, qualidades que teoricamente devem pertencer a um bom jornalista. Na área da informação é essencial planear a situação de antemão para não vir a ter problemas relacionados com falta de pontualidade.

A história da pontualidade também advém da necessidade de fazer rápido. Será que vale a pena esta luta constante contra a evolução natural do mundo? Se o homem terá de facto progredido ao ter progressivamente ficado com menos tempo para fazer as coisas. O tempo para reflectir diminuiu. No caso das notícias, os jornalistas têm cada vez menos tempo para pensar no que realmente estão a escrever/dizer e nas consequências dos acontecimentos.

O defeito da pontualidade é que ninguém está lá para ver que chegámos primeiro. Mas seremos sempre considerados se o nosso trabalho estiver pronto a horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário