domingo, 4 de outubro de 2009

Fucking Åmål ( 1998 )

Existem os teen-dramas de Hollywood, que costumam ter a profundidade emocional de um post-it vazio. E depois existem filmes como este "Fucking Amal", que tratam os adolescentes com uma sensibilidade e realismo enormes. Os suecos parecem ser bons a retratar a confusão que é ser jovem ( para quem não conhece, "Let the right one in" -> google it ).

Resumidamente, o filme conta como duas raparigas, Agnes ( lésbica e deprimida ) e Elin (quase o oposto : popular e confusa ) , escapam à monotonia da pequena cidade de Amal. Pelo meio, trata os personagens de uma forma muito rara : nunca recorrendo ao cliché, antes pelo contrario, "cuidando" dos personagens de uma forma tão humana que é impossível ficar indiferente. A direcção e o argumento do Moodysson são excelentes, e as duas actrizes principais vão muuuuuito bem.

Uma pequena obra-prima, que se foca em temas sempre difíceis como homossexualidade e isolamento, e consegue atingir o que muitos outros filmes falham : ser abrangente e interessante, sem nunca ser pseudo-moralista ( ou moralista, mesmo ). Acima de tudo, é um filme honesto,e por isso recomendo-o a todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário