domingo, 31 de maio de 2009

Dia 6 - F de Funeral Diner


Banda : Funeral Diner
Género: Screamo / experimental
Origem : California, EUA
1998-2008

Primeiro, uma "chamada de atenção" em relação ao género. Screamo. Sim,screamo. No verdadeiro sentido da palavra, e não no sentido MTV da palavra. O termo"Screamo" tem sido violado tantas vezes por tanta gente nos ultimos tempos (anos?) que me sinto na obrigação de defender tanto o género em si como Funeral Diner , um excelente representante do mesmo. Isto, meus senhores,é screamo no estado puro. Ou seja, nada de letras nojentas sobre cortar pulsos e chorar ranho pela ex-namorada-que-entretanto-começou-a-foder-lá-com-o-quarterback-do-liceu. Nada dessas merdas,nada de franjas, isso fica na MTV . Com Funeral Diner, o que temos é experimentação. Berros. Muitos berros, agudos e angustiados.Um baterista que não tem muita afinidade pela d-beat, mas gosta de contratempos. Uma dupla de guitarristas que parece adorar igualmente as melodias de Explosions in the Sky ( sim meus caros, FD mostravam muita influência post-rock ) e os riffs dissonantes de Dillinger Escape Plan e Converge.




(Um pequeno desabafo : a moda emo é tão ridicula, mas tão ridicula, que ha uns bons meses, estava eu na Bulhosa de Entrecampos, na fila pa pagar "Os Passos em Volta" do Herberto Hélder
(esse grande madeirense =]) , e estava à minha frente um casal emo. Tive que tirar os fones, perder preciosos segundos de fosse-lá-o-que-fosse-que-eu-estivesse-a-ouvir. Tive que tirar os fotes e ouvir o casal a falar. Tiques. Só tiques. O gajo ( que tinha um ar tão mtv-friendly,lá com a franjinha,olhos pintados , que so apetecia socar ) a se esforçar pa falar com um timbre tão agudo quanto o da namorada. Uns 5 segundos depois voltei a pôr os fones e voltei fosse-lá-o-que-fosse-que-eu-estivesse-a-ouvir. Qualquer coisa era melhor que aquele triste espectaculo...
Culpa não é só da TV? Pois não...)

FD? São bons, e é fácil de confirmar, com esta faixa .


1 comentário: