domingo, 25 de abril de 2010

Fantastic Mr. Fox (2009)

O cinema de animação está mais impressionante a cada ano que passa. A tecnologia está cada vez melhor e até o 3D parece que se vai tornar num requisito. Mas, no meio de tantos filmes em CG que saíram nos últimos tempos, Fantastic Mr. Fox lembrou-me o quanto eu realmente gosto de animação stop motion.

É tudo muito mais palpável e real quando se usa stop motion e eu adoro essa sensação. É notório o carinho que depositaram em cada personagem, local e paisagem, que tornam Fantastic Mr. Fox numa delícia para os olhos. Imagino o trabalho que devem ter tido na construção do filme e estou ansioso por comprar o blu-ray para ver as opções especiais e também para reviver esta aventura.
A história é baseada no livro de Roald Dahl com o mesmo nome. Dahl é muito conhecido pelas suas obras infantis, como Charlie and the Chocolate Factory, James and the Giant Peach, Matilda, The Witches e The BFG. Este último foi o único que li quando era miúdo e ainda o tenho. Fantastic Mr. Fox conta a história de uma raposa que entra em conflito com três agricultores ricos (Boggis, Bunce e Bean) por andar a roubar animais das suas quintas para alimentar a sua família, e também porque não o consegue evitar, pondo em perigo todos os animais que vivem em seu redor.

É uma história muito simples mas que é capaz de agradar não só miúdos, mas também os adultos. Eu não conheço os restantes trabalhos do Wes Anderson mas é a sua realização que eleva o filme a outro nível. A história está tão bem contada que senti que o filme, apesar de ser pequeno, passou a correr. O ritmo é perfeito do princípio ao fim e quando eu chego ao final com pena do filme ter acabado é porque é algo realmente especial. Parte do encanto deve-se ao fabuloso leque de actores que deram voz às personagens.
Uma das grandes limitações da animação stop motion é conseguir expressar emoções com sucesso e isso é compensado pelas magníficas performances dos actores. George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray, Jason Schwartzman e Willem Dafoe são alguns dos protagonistas do filme e todos fizeram um excelente trabalho. Eu li que o Wes Anderson os levou mesmo para locais específicos para gravarem as vozes enquanto actuavam, de forma a parecer tudo natural.
A banda sonora surpreendeu-me bastante. Eu adorei as músicas escolhidas e acho que ficam mesmo bem, pois ajudam a manter o ritmo acelerado que percorre todo o filme. Foi composta por Alexandre Desplat e conta com a presença de músicas dos Beach Boys, Rolling Stones, Jarvis Cocker, entre outros.

Eu nunca tinha visto nada do Wes Anderson, mas adorei o Fantastic Mr. Fox. O humor seco do filme é hilariante ("Are you cussing with me?") e fiquei com vontade de ver os seus outros filmes.

Sem comentários:

Enviar um comentário