domingo, 2 de maio de 2010

O meu IndieLisboa 2010 - Bad Lieutenant : Port of Call New Orleans

Começo a minha série de posts ( ou postas ) sobre o IndieLisboa de 2010 com o melhor filme que vi no festival.

Bad Lieutenant : Port of Call - New Orleans



Crack,iguanas e dores nas costas

Confesso que conheço muito pouco do Herzog.Confesso mais : só conheço a fase mais mainstream do senhor. Confesso ainda mais : não consigo ( ou não conseguia! ) levar o Nick Cage a serio. Costumava dizer, a quem o quisesse ouvir, que só a mãe dele o achava um bom actor.Depois vi o "Adaptation" e moderei o meu discurso. Mas só um bocadinho; continuei a franzir a testa ao homem,até ao passado dia 24 de Abril.

Enquanto descia as escadas do São Jorge depois dos créditos do filme,fazia duas coisas : sorria e pensava "nesta New Orleans distorcida,quem é que é mais filho da puta,o bófia ou o traficante?". Não sei a resposta, mas sei que dá um gozo enorme ver a descida aos infernos do "tenente sacana"( a minha tradução de Bad Lieutenant ).

As alucinações com iguanas, os negócios obscuros com personagens delirantes, a relação com o pai, bêbado e com a namorada, viciada. O plot é simples e relativamente directo, mas é interessante ver o pântano em que o tenente sacana se enfia - a coisa já lhe está pela cintura e ele continua a andar em frente.A questão saltita na nossa mente : "como é que este cabrão vai conseguir safar-se desta?".

8.5/10

2 comentários:

  1. vi o wrath of god desse senhor, mas presumo que muito deve ter mudado desde então

    ResponderEliminar
  2. Eu espero que este filme até seja interessante e mais que entretenimento rodeado de clichés.

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar