terça-feira, 3 de novembro de 2009

O meu jornal

O meu jornal está a morrer. Apesar da minha publicação estar disponível na internet, os lucros têm descido abissalmente e, por isso, a sobrevivência do meu título está em dúvida. Mesmo tendo em conta os prejuízos da publicação em papel, não prescindirei da mesma. Não deixarei o jornal em papel (enquanto for em papel). No entanto, e com o objectivo do jornal ser financeiramente viável, alterarei o modelo tanto no online como no papel.
A publicação online continuaria a ser diária, em papel passaria a ser semanal. Mas a principal alteração seria nos conteúdos. Os conteúdos do online continuariam a ser generalistas, enquanto que no papel passariam a ser específicos, isto é, a publicação em papel iria basear-se em (grandes) reportagens e em artigos "originais". A grande aposta, no caso do papel, seria no chamado jornalismo de investigação. Através de investigações competentes e longas, tentaria tornar o meu jornal diferente dos outros - um jornal onde se encontrariam artigos e reportagens diversos dos de outras publicações. As peças publicadas passariam a ser menos em quantidade e melhores em qualidade.
A nível financeiro, primeiro, tentaria angariar uma carteira de financiadores, que estivessem dispostos a apoiar a empresa sem um contrato definido, sem participação activa - apenas apoiantes de um serviço público. Em segundo lugar, tentaria criar um aglomerado de empresas de comunicação - assessoria de imprensa, de imagem, rádio, etc - com o objectivo de financiar o jornal em papel com os lucros gerados pela holding. Na publicação online, os conteúdos "originais", provenientes da publicação em papel seriam pagos. Outra das modificações, que promoveria, seria tornar o site o mais atractivo possível, com o objectivo de aumentar o número visitantes para assim tornar a página mais apetecível para os publicitários.

Hugo Maduro, 20074371

Sem comentários:

Enviar um comentário