domingo, 18 de janeiro de 2009

Video Games Live


Eles voltam em 2009!

Antes de mais, o Video Games Live é um projecto que consiste numa orquestra que percorre o mundo para tocar as músicas mais conhecidas dos videojogos. Os responsáveis por este evento são os famosos compositores Tommy Tallarico e Jack Wall, que têm como objectivo apoiar e encorajar a expansão desta indústria de entretenimento. Mas, mais importante que tudo, estes concertos permitem aos fãs ouvir as suas músicas preferidas ao vivo!

A orquestra passou por Portugal há pouco mais de um mês, num concerto magnífico, e parece que já está garantido voltarem em 2009, se calhar até mais cedo que no ano passado!
Para mim foi o melhor concerto de 2008 e espero que o deste ano ainda seja melhor! Só precisavam de acrescentar músicas de Shadow Of The Colossus, Ico, Medal Of Honor e da serie Soul Calibur para ser practicamente perfeito.

Mas enquanto não há mais notícias, aqui fica um vídeo da actuação das músicas de Metal Gear Solid:


Site Oficial

Fleet Foxes


São uma banda de Seattle que tem estado muito em voga desde o lançamento do seu primeiro álbum em meados de 2008. A crítica tem sido quase unânime ao considerar o homónimo desta banda americana como um dos melhores álbums do ano passado.
Para mim foram sem dúvida a revelação do ano!

Esta banda de cinco elementos caracteriza-se por um estilo indie rock e folk a fazer lembrar Crosby, Stills, Nash & Young e Beach Boys. Um conjunto de vozes harmoniosas e melodias cativantes tornam "Fleet Foxes" num álbum memorável.

A banda tem uma grande ligação com a natureza, como é visível no video de White Winter Hymnal:


Os autores do melhor disco do ano para a revista Mojo e para o The Times já confirmaram um segundo álbum, apontando finais de 2009 como data de lançamento.
Esperemos que passem por Portugal numa das suas futuras digressões.

Marmaduke Duke

Marmaduke Duke é a ultima esperança para os fãs mais cépticos de Biffy Clyro , os que já perderam a esperança de voltar a ver Simon Neil com os experimentalismos do "Vertigo" e do "Infinity".Para os restantes, como eu ( que confio que Biffy vão voltar ao post-hardcoreindieproggyrockpowerpop já no proximo album ), Marmaduke Duke é sempre um projecto interessante, já que explora o lado mais mefistofélico (aha!) do Sr.Neil. Resumindo, Biffy é sob a influência de cogumelos, Marmaduke é sob a influencia de cogumelos, absinto e tartes de maçã.


Este duo, além de ser maligno ate dizer "chega", prepara -se para lançar em Abril o quase-muito antecipado follow up de "The Magnificent Duke", entitulado "Duke Pandemonium" .
Podem ouvir/ver o single de avanço, que até nem é grande coisa, aqui :



E agora vem a parte dolorosa deste post : "The Magnificent Duke" não é nada doutro mundo , por isso as minhas expectativas são semi-elevadas.Por outro lado,pelo que é possível ouvir no myspace, parece que passaram o tempo a ouvir pop/dance/funk ( à la Prince,MJ... ) e isso esta bem presente nas 2 novas faixas. Ouçam lá a "Everybody Dance" e digam se aquela bassline não é mais catchy do que gonorreia...

www.myspace.com/magnificentduke

O Simon avisou, prometeu "a soundtrack to hedonism, decadence, deviance and dancing". Hey, não sou eu que me vou queixar, quem me conhece sabe que se ha coisa que eu não resisto, é um dance-rock todo pimbadélico...

"The Duke is back and he wants to party..."

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

upcdowncleftcrightcabc+start


Já que estou numa retrospectiva do melhor que foi feito em MMVIII ( ahaha numeração romana > you ) , não podia deixar de falar desse quarteto desnaturado e perturbado que se dá pelo nome de UpCDownCLeftCRightCABC+Start.

Além de serem feios, são uma das melhores bandas da actualidade. Depois do genial "And the battle is won", lançado em 2005, o quarteto ingles volta à carga com "Embers", que foi na minha opinião o álbum do ano.

Não se contentando em injectar alguma originalidade ao estagnado post-rock, "Embers" viaja ate territórios novos, diversos e ,acima de tudo, mais arriscados do que os mostrados no debut. Além dos habituais violinos, a banda explora também,de forma muito eficaz e surpreendente, guitarras acústicas, bandolins e violoncelos, misturando-os com o já tradicional som de upcdownc : lento,envergonhado e semi-optimista .

Låt den rätte komma in


Revi esta madrugada, pela "centésima" vez, ( e pela primeira vez desde que li o livro ) o "Let The Right One In" , que foi para mim o melhor filme de 2008.
O filme/livro conta-nos como tudo mudou na vida de Oskar, um rapaz introvertido e atormentado pelos colegas, quando Eli, um(a) rapa(z)riga que não sai à rua durante o dia, se mudou para o apartamento ao lado.

Primeiro que tudo : kudos para o sr John Ajvide Lindqvist , o escritor do livro ( e argumentista do filme ) por ter trabalhado num género tão "cansado" como a ficção...vampiresca e ter conseguido fazer algo tão abrangente ,já que os temas principais da obra são tão diversos quanto a alienação, bullying, pedofilia e amor/amizade .

No livro, Lindqvist vai um pouco mais longe, criticando de forma subtil, a sociedade sueca desse tempo ( anos 80 ). É pena que na transição do livro para o filme se tenham perdido alguns detalhes ( como seria de esperar ), principalmente as sidestories dos restantes habitantes do prédio de Oskar , que eram bem engraçadas ( principalmente o personagem que estava constantemente a comparar a sua vida às personagens das obras de Dostoiévski ).

Em resumo, um filme muito bom, delicado e frio, que aborda, de forma muito original e abrangente, toda a confusão da pré-adolescência . Recomendo a toda a gente .

Street Spirit (Fade Out)


Artista: Radiohead
Álbum: The Bends
Realizador: Jonathan Glazer
Ano: 1996

Eu tinha que por algo dos Radiohead!
Este video é magnífico. Não encontro palavras para descrever. Para mim é sem dúvida um dos melhores de sempre.

Belleville Rendez-Vous


Estive a rever esta pérola de Sylvain Chomet. É realmente um triunfo no cinema de animação! Lançado em 2003, "Belleville Rendez-Vous" brinda-nos com uma das histórias mais divertidas que alguma vez vi.

Madame Souza repara que o seu neto, Champion, sente-se sozinho e triste e decide oferecer-lhe uma bicicleta. Alguns anos mais tarde, enquanto Champion participava no Tour De France, este é raptado pela máfia francesa. Madame Souza e o seu fiel cão, Bruno, partem numa viagem para salvar Champion, até ao outro lado do oceano, em Belleville. Aí conhecem as excêntricas estrelas dos anos 30, as "triplettes", que acabam por ajudá-los na sua missão.

Mesmo já conhecendo as personagens e a história, não consigo deixar de rir com todas as caricaturas e momentos hilariantes que este filme proporciona. É magnífico! Um filme de animação completamente diferente do normal. Uma sátira ao mundo actual com um grupo de personagens que ficarão certamente na memória de qualquer pessoa.
O filme teve direito a duas nomeações para os Óscares, para Melhor filme de Animação e para Melhor Canção Original.

Aqui fica o trailer:

domingo, 11 de janeiro de 2009

New Noise - Intro

"Novo ano , novo blog!" poderia ser o titulo deste post, se este blog fosse uma cagada qualquer . Mas , felizmente,não o é. Pretensioso? Talvez, um bocadinho . Sarcástico? Provavelmente, sim . Cagada ? Não senhor . De que vamos falar ? Cinema, música... de tudo um pouco. Com que autoridade? Com pouca, ou nenhuma. Mas ainda assim, sejam bem vindos a este espaço, comentem, digam bem/mal/pouco/muito .