sexta-feira, 16 de julho de 2010

Se isto é um Homem - Primo Levi


Um livro chocante sobre uma vivência traumatizada. Primo Levi retrata-nos um quadro de horrores sobre o quotidiano de uma vida difícil, em situações extremamente precárias, num campo de concentração.

Conta-nos como ele próprio sobreviveu e os pecados que teve de fazer para consegui-lo, dando-nos também a conhecer os outros habitantes do campo, os que não tiveram o necessário para sobreviver e os que tinham os seus próprios métodos para o conseguir, tais como cair nas graças dos soldados nazis ou então abusar do poder e roubar os mais fracos e desfavorecidos.

Um livro que mostra as desgraças que os humanos conseguem criar e os sofrimentos que conseguem causar uns aos outros, cicatrizando para sempre as pessoas que tiveram que passar por tal, pois, apesar de alguns terem conseguido sair das garras do campo de concentração, as sombras destas memórias nunca os abandonaram, tendo o próprio Primo Levi acabado por suicidar-se, citando Elie Wiesel (escritor e sobrevivente dos campos de concentração) "Primo Levi morreu em Auschwitz quarenta anos depois."

Sem comentários:

Enviar um comentário