quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

2000-2009 - #4 - The Science of Sleep



The Science of Sleep - Drama/Romance/Fantasia/Comédia - 2006 - França


Realização & Argumento - Michel Gondry

Uma visão única sobre a amizade e a sanidade

É difícil para mim falar deste filme sem parecer :


a) que estou a falar de outro filme qualquer, armado em parvo
b) que estou a ser irónico
c) uma confissão apenas digna dos ouvidos de um psicólogo
d) um devaneio romântico/idiota

Por isso, para "SoS", só o básico. Stéphane é um jovem. Stéphanie é uma jovem. Ele é um sonhador incurável ( que faria o narrador de "Noites Brancas", do velho Fiódor Dostoiévski, parecer um gajo popular e confiante ), com uma visão quase medieval do amor e da relação entre as pessoas. Ela é uma mulher independente, também criativa, mas muito mais ligada à terra do que o pobre Stéphane.

Agora imaginem, como é que um homem-bebé chorão inseguro, que vive mais na própria imaginação do que na vida real, vai lidar com a rejeição ( imaginaria,ou não ) da mulher da sua vida. Pois...


5 comentários:

  1. Eternal Sunshine of the spotless mind continua a ser melhor.Ah pois é!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo que o Eternal Sunshine é melhor, mas o SoS tem um encanto especial.
    O grande Michel Gondry tinha de estar no top!

    ResponderEliminar
  3. Não é uma comparação fácil de fazer. O Eternal Sunshine é muito mais geral, porque o argumento do Kaufman parte do principio que toda a gente já passou por tudo aquilo da relação entre 2 pessoas que começa a "desvanecer".

    O Science of Sleep de geral não tem nada. É um filme muito mais particular, sobre um homem que não distingue a realidade da imaginação, e com isso destrói, aos poucos, os lanços que tem com as pessoas. Apesar de estar disfarçado de comédia romântica, é um filme algo...triste ( nem estou a falar do final em si ), mas sim de pequenos detalhes, como a dualidade homem-sonhador vs homem-viril/porco estabelecida praticamente no inicio pelo Stephane. Tinha "prometido" que ia fazer uma espécie de estudo sobre o filme ( sim Ramos e Marcos,não me esqueci disso ), falarei mais desta pequena obra-prima nessa altura =]

    ResponderEliminar
  4. Admito que comecei a ver na tv, mas, já não me lembro porquê, não terminei. Lembro-me que não me estava a cativar muito, mas Gondry estava em forma com o seu estilo. Tenho que o ver.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  5. É uma escolha controversa,admito.Também adoro o "Eternal Sunshine of the Spotless Mind", mas este toca-me muito mais; adoro os personagens, sinto-me muito mais próximo deles do que do Joel e da Clementine do "ESotSM".Tens que o ver,vale mesmo a pena =]

    ResponderEliminar