sexta-feira, 10 de abril de 2009

a) Countdown IndieLisboa '09 ; b) Moving Mountains ...

... e a arte de compor um follow up do c****** .

Não é fácil. É talvez o ponto mais difícil da carreira de uma banda : a composição do segundo álbum.
Tiveram toda a vida para compor o primeiro álbum. Com tempo. Se foi bem sucedido, algumas pessoas vão esperar que o follow up seja um update do debut. Contudo, a maioria vai querer ( e com razão ) que a banda evolua , que tente algo novo .

Moving Mountains dominam essa arte. O debut, Pneuma, é um exemplo de solidez : a banda vagueia desde o shoegaze/post-rock até ao prog rock , passando pela urgencia do post-hardcore ( a influencia é leve,mas está la ) e pelas "aventuras" sonoras do rock experimental. Apesar do que a descrição sugere, Pneuma é tão acessivel quanto experimental. Ou seja,muito. Os trombones e xilofones misturam-se na perfeição com a voz vulneravel de Gregory Dunn .



O novo EP da banda, Foreword, mostra-nos uns Moving Mountains mais obscuros e epicos. As 4 novas faixas, somadas, chegam a uns impressionantes 36 minutos ( o que é mais do que muitos LP's que andam por ai, mas a banda insiste em chamar Foreword de EP ), novamente de uma solidez incrivel. As faixas estendem-se tão naturalmente que nem damos pelo passar dos minutos. E isso é um elogio enorme.



Em relação ao IndieLisboa '09 , a sexta edição do festival começa no dia 23 de Abril e acaba no dia 3 de Maio. As sessões estão divididas pelo São Jorge, Londres, Fórum Lisboa, City Classic Alvalade e Auditórios do Museu do Oriente. Ainda não está disponível a programação, quando tiver eu "digo" qualquer coisa. Devo assistir a uma sessão ou dezoito, e estou na expectativa em relação ao "Nord", roadmovie norueguês cujo trailer me chamou a atenção ( disponível abaixo ). Com alguma sorte,estreia cá no Indie...



1 comentário: